O biênio 2019-2020 está chegando ao fim. Sob a liderança do presidente Jairo Pascoal Júnior, o CBT viveu dois anos intensos, plenos de desafios e marcados por realizações substanciais, conquistas inéditas e emoções compartilhadas com a comunidade tuneleira. Tudo começou lá no agora distante 2019, ano anterior à pandemia que mudou o Brasil e o mundo.
No início de 2019, a comunidade tuneleira reuniu-se em Florianópolis para o FloripaTUN – Seminário Internacional de Túneis, com especialistas brasileiros e internacionais. O evento recebeu a reunião do Conselho Executivo da Associação Internacional de Túneis e do Espaço Subterrâneo (ITA), a última antes das eleições do novo presidente da entidade. Por tradição, o encontro é realizado no país de origem do presidente atual – nessa época, ocupava a presidência da ITA o engenheiro Tarcísio Barreto Celestino.
Liderada pelo CBT, uma delegação brasileira foi em maio à Itália participar do World Tunnel Congress 2019 e, em junho, quem ficou no país pode ver de perto as novidades do Congresso com o Ecos World Tunnel Congress 2019, promovido pelo CBT e realizado no Instituto de Engenharia.
Também naquele ano, o Comitê ganhou nova voz com o “Falando em Túneis”, o podcast do CBT, um novo canal de comunicação voltado aos tuneleiros, cujos episódios contaram com a participação de grandes especialistas.
Já tradicional, o Tunnel Day 2019 foi considerado um sucesso e reuniu mais de 200 participantes que comemoraram o Dia de Santa Bárbara e discutiram o tema “Pequenos Diâmetros, Grandes Soluções”. No mesmo dia foi anunciado o vencedor do Prêmio Figueiredo Ferraz, concedido pelo CBT para o melhor trabalho de graduação em engenharia de túneis ou uso do espaço subterrâneo.
Já 2020 foi considerado, no mínimo, inusitado pelo presidente Jairo Pascoal Júnior. “Sem aviso prévio, tivemos que nos isolar por conta da pandemia”, conta. “Apesar disso, o ano nos trouxe uma outra surpresa, que foi o contato digital. Por meio dele, conseguimos realizar muitas coisas e reunir centenas de pessoas”.
Com os Webinários CBT semanais, as Conversas dos Tuneleiros e o meio digital, o Comitê Brasileiro de Túneis fez conexões no Brasil inteiro e, por vezes, na América Latina e Europa.
“Foi a forma que encontramos de reunir as pessoas e isso acabou surtido um efeito interessante. A gente viu que podia chegar mais longe, saindo do núcleo São Paulo e estar no Brasil inteiro”, conta o presidente.
Para o secretário-geral Adriano Saldanha, eleito vice-presidente para o próximo biênio, além de reunir mais pessoas, os Webinários passaram também a formar um valioso acervo digital do trabalho do CBT. “Tentamos envolver neles toda a cadeia do segmento, o pessoal da indústria, as construtoras, os projetistas. Discutimos as tendências de tecnologia, de projeto e de diversas áreas. Foi uma grande conquista.”
Contribuindo para o sucesso dos Webinários, estavam os jovens tuneleiros, Alex Nowak La Flor e Guilherme Gianotti. Eles ingressaram na preparação técnica dos Webinários e desenvolveram o sistema digital que viabilizou a transmissão dos encontros.
“De um problema que surgiu, foi criada uma oportunidade”, essa é a visão de Eloi Palma Filho, presidente do CBT eleito para o biênio 2021-2022, sobre o trabalho digital realizado nessa gestão. “Jamais havia sido feita tanta coisa no sentido de gerar informações”.
O Tunnel Day 2020 entrou também nesse mundo e foi realizado de forma online, transmitida no dia 4 de dezembro diretamente do Instituto de Engenharia de São Paulo. Na data, foram comemorados os 30 anos do CBT.
O evento permitiu reunir todos os presidentes do Comitê que puderam relatar fatos e histórias interessantes dessa rica trajetória de três décadas. Foram três “rodas de conversas” coordenadas pelo jornalista Helvio Falleiros, da Strada Comunicação. Participaram os presidentes Sergio Fontoura, Argimiro Ferreira, André Assis, Akira Koshima, Tarcísio Barreto Celestino, Hugo Rocha e Werner Bilfinger. “Foi um evento emocionante”, conta Jairo Pascoal Júnior. “Pudemos ver as dificuldades, os desafios e as conquistas que tivemos para chegar aonde estamos hoje.”
“Essa gestão manteve conquistas históricas, como o Tunnel Day, e trouxe coisas atuais e do futuro com todas as palestras e webinários”, afirmou Daniela Garroux Oliveira, tesoureira eleita do CBT para 2021/22.
Considerada a madrinha dos Young Members, Daniela conta que o Comitê foi fundamental para a sua decisão de retornar ao Brasil após morar alguns anos no exterior. “Além de uma associação, o CBT é um centro de encontro de todos nós, profissionais da área de túneis. Vai muito além da parte profissional, é realmente uma amizade construída.”
O Comitê ganhou um novo site em 2020, mais dinâmico e interativo. A nova plataforma contribuiu para que o trabalho de comunicação tenha sido considerado pelo arquiteto Adriano Saldanha como um dos pontos fortes desse biênio. Saldanha é secretário geral da gestão 2019/20 e será o vice-presidente do CBT na gestão que se inicia em 1º de janeiro de 2021. “Municiamos o nosso segmento com informação, com ideias. Isso nos aproximou de outras Associações e do público em geral”, afirmou.
Os trabalhos de planejamento e estruturação do 5º Congresso Brasileiro de Túneis e Estruturas Subterrâneas (5º CBT) também fizeram parte de 2020. O lançamento técnico e comercial do Congresso foi realizado no mês de dezembro, com a venda inicial de 25% das cotas de patrocínio, assim como o lançamento do site do 5º CBT, que já está no ar e recebendo resumos de trabalhos. Com data marcada para acontecer nos dias 1 a 4 de dezembro de 2021, o evento abordará diversas temáticas ligadas às mais recentes inovações da área subterrânea. Na presidência da Comissão Organizadora do 5º CBT está Argimiro Ferreira, que foi presidente do CBT.
Durante esses dois anos, a diretoria do CBT também destaca a proximidade do Comitê com outras entidades importantes, nacionais e internacionais. São relações que vêm sendo construídas ao longo dos anos e que se consolidaram ainda mais nesse biênio, como o contato com a ITA (Associação Internacional de Túneis e do Espaço Subterrâneo) e com a própria ABMS (Associação Brasileira de Mecânica de Solos e Engenharia Geotécnica). Os contatos foram também muito próximos com o CBMR (Comitê Brasileiro de Mecânica das Rochas), o CBDB (Comitê Brasileiro de Barragens), a ABGE (Associação Brasileira de Geologia de Engenharia e Ambiental), entre outras.
Os Young Members cresceram bastante durante o biênio 2019-2020 e encontraram o seu espaço dentro do Comitê. Com o presidente, Fernando Abreu, e o vice-presidente, Alex Nowak La Flor, os jovens tuneleiros promoveram diversos eventos presenciais em 2019, com palestras, visitas técnicas e cursos.
“Em 2020, ficamos voltados para essa parte digital”, explicou Fernando. “Já era um objetivo antigo fazer eventos online para ter uma abrangência maior do grupo, mas 2020 superou as nossas melhores expectativas”. Foram ao todo 17 CBTym Talks, o webinário produzido e coordenado pelos Young Members, que contaram com participação de especialistas do setor e de grupos internacionais. “Apesar de estarmos cada um em um lugar diferente, conseguimos fazer os eventos ficarem ainda mais interessantes”, afirma Alex.
A aproximação e contato dos jovens com a Diretoria também foi um ponto destacado pelo atual vice-presidente e futuro presidente do grupo, que assumirá o posto em janeiro de 2021. “O grupo de jovens deu um salto nesse biênio. Tivemos liberdade para produzir os eventos e aprender com todos na Diretoria”.
Outra conquista importante dos jovens foi a eleição de Alex Nowak La Flor para integrar o ITAym Steering Committee, o grupo diretivo de jovens da ITA. O futuro presidente do CBTym é responsável por contribuir com a troca de experiências e de conhecimentos entre os jovens tuneleiros de todo o mundo.
Em escala internacional, o grupo de Young Members do CBT ajudou a estruturar e participou ativamente do Tunnel Day realizado pelos YMs da Associação Internacional de Túneis e do Espaço Subterrâneo (ITA). Evento que durou 24 horas e foi organizado por jovens tuneleiros do mundo todo. O grupo de jovens do CBT fez uma apresentação e contou sobre as realizações do CBTym, apresentou o Comitê Brasileiro de Túneis em si, além de discutir obras do Brasil e perspectivas futuras. Os vencedores do Prêmio Professor Figueiredo Ferraz, Thiago Perez Pereira, Bruno Gonzalo Socualaya e Guilherme Pádua de Gouvêa, também participaram da conversa.
Apesar dos desafios, impostos principalmente pela pandemia, o sentimento que fica é o de um bom trabalho realizado. “Conseguimos um bom desenvolvimento do que nos propusemos a fazer e com resultados muito gratificantes”, conta Adriano Saldanha.
Com uma mensagem de alegria, o presidente Jairo Pascoal Júnior se despede agradecendo a todos que contribuíram nesses dois anos de muito trabalho e dedicação ao Comitê Brasileiro de Túneis.
“Encerro esse biênio com um sentimento de missão cumprida, com a convicção de ter contribuído e liderado nossa equipe de maneira a deixar pavimentado o terreno para a próxima gestão”, diz. “Agradeço a todos da Diretoria. Juntos realizamos um grande trabalho de colocar as pedrinhas nos lugares certos e continuar esse longo e produtivo túnel que o CBT vem construindo”.
Jairo Pascoal Júnior encerra expressando votos de sucesso à nova Diretoria: “os novos diretores, liderados pelo engenheiro Eloi Palma Filho, são profissionais da mais alta qualificação e vão conduzir muito bem os destinos do nosso querido Comitê Brasileiro de Túneis”.