O último Tunnel Day organizado pelo Comitê Brasileiro de Túneis teve um significado especial. Este ano, o evento celebrou o aniversário de 30 anos do CBT, além do Dia de Santa Bárbara, protetora dos tuneleiros e mineiros. O evento foi realizado no Instituto de Engenharia, em São Paulo, e transmitido ao vivo pelo canal do CBT no YouTube. Contou com o patrocínio das empresas Geobrugg, Incotep, Normet e Solotrat, associadas coletivas do CBT, e Engecorps e Votorantim Cimentos, parceiras do CBT.
A abertura do encontro foi feita pelo presidente do CBT Jairo Pascoal Júnior. Ele apresentou o vídeo enviado por Jenny Jinxiu Yan, presidente da Associação Internacional dos Túneis e do Espaço Subterrâneo (ITA), em que ela cumprimentou o CBT pelo aniversário e o presenteou com um prato decorativo. Depois disso, foi dado início à programação do Tunnel Day.
A manhã foi dedicada às conversas com os presidentes. Eles percorreram os fatos mais marcantes da história do CBT desde a sua fundação em uma conversa descontraída, com muito bom humor. A partir da mediação do jornalista Helvio Falleiros, diretor da Strada Comunicação, os convidados relembraram boas histórias, falaram dos bastidores envolvendo as edições do World Tunnel Congress (WTCs) realizadas no Brasil e abordaram sobre a situação da engenharia de túneis no país.
Para falar sobre os anos 90, década em que foi fundado o CBT, foram reunidos os presidentes André Assis, Argimiro Ferreira e Sergio Fontoura. O início dos anos 2000 também foi comentado por André Assis ao lado dos presidentes Akira Koshima e Tarcísio B. Celestino. E os anos 2010 do CBT foram relembrados por Hugo Cássio Rocha, Tarcísio Celestino e Werner Bilfinger, também presidentes do Comitê.
Assista as rodas de conversas com os presidentes:
Alguns dos momentos mais emocionantes do Tunnel Day 2020 aconteceram durante a programação da tarde. Várias homenagens tomaram conta do palco do Instituto de Engenharia. A primeira homenagem foi a Santa Bárbara, cuja história foi contada pelo engenheiro Flavio Henrique Cunha Lobato. Em sua fala, Lobato contextualizou a vida da jovem Bárbara de Nicomédia, que viveu no século III e tornou-se a protetora dos tuneleiros e mineiros.
Depois, representantes das entidades parceiras do CBT reuniram-se para prestar suas saudações. Falou o presidente da Associação Brasileira de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica (ABMS), Alexandre Gusmão; o presidente do Comitê Brasileiro de Mecânica das Rochas (CBMR), Lineu Azuaga Ayres, que também remeteu os parabéns da Associação Brasileira de Engenheiros de Minas (ABREMI); o vice-presidente da Associação Brasileira de Geologia de Engenharia e Ambiental (ABGE), Fernando Kertzman; o presidente do Comitê Brasileiro de Barragens (CBDB), José Bernardino Botellho; o presidente do Instituto de Engenharia (IE-SP), Eduardo Lafraia; a última presidente da Associação Internacional de Mecânica das Rochas (ISRM), Eda Quadros; e o último presidente da Associação Internacional dos Túneis e do Espaço Subterrâneo (ITA) e também ex-presidente do CBT, Tarcísio B. Celestino.
Na sequência, foram anunciados os profissionais que receberiam as homenagens do CBT em 2020. O primeiro homenageado foi o engenheiro Sergio Fontoura. Fontoura foi o responsável pela criação do Comitê há 30 anos, como lembrou o presidente Argimiro Ferreira.
O segundo homenageado da tarde foi o engenheiro André Assis, que recebeu a placa de seu amigo Akira Koshima. Assis foi lembrado por estruturar o CBT e apoiar o Comitê antes e depois de sua gestão.
A terceira homenagem foi dada a Tarcísio B. Celestino, que a recebeu com grande emoção. O anúncio foi dado pelo presidente Hugo Cássio Rocha, que destacou Celestino por seu profissionalismo, por sua parceria e por sua amizade.
Por último, foi realizada uma homenagem surpresa ao presidente do CBT, Jairo Pascoal Júnior. A placa assinada por todos os membros da diretoria 2019-2020 foi entregue pelo tesoureiro Eloi Palma Filho, eleito presidente para o biênio 2021-2022.
Assista a gravação da segunda parte do Tunnel Day 2020:
Os vencedores da edição de 2020 do Prêmio Figueiredo Ferraz foram anunciados na ocasião. O Prêmio do CBT reconhece o melhor Trabalho de Conclusão de Curso e/ou Iniciação científica em engenharia de túneis ou uso do espaço subterrâneo.
Em primeiro lugar, ficou o trabalho “Modelagem BIM e interoperabilidade aplicada ao projeto de túnel metroviário”, de autoria dos engenheiros Bruno Gonzalo Socualaya e Guilherme Pádua de Gouvêa.
O segundo lugar do Prêmio foi dado ao TCC “Rebaixamento temporário de aquíferos: estudos aplicados na Linha 5-Lilás do Metrô”, de autoria das engenheiras Larissa Lourenço Ramos Zipoli e Luísa Palheta Barakat.
Logo após dos anúncios dos vencedores, Argimiro Ferreira fez o lançamento do 5º Congresso Brasileiro de Túneis e Estruturas Subterrâneas (5º CBT). Ferreira apresentou os nomes que compõem a Comissão Organizadora, o temário do Congresso, o local que vai receber o 5º CBT em São Paulo e anunciou o site oficial do evento: https://5cbt.tuneis.com.br/
O Grupo de Jovens Tuneleiros do CBT anunciou sua nova diretoria para 2021-2022. Irão ocupar as funções de presidente e vice-presidente os engenheiros Alex Nowak La Flor e Juliene Oliveira. A geóloga Daniela Garroux G. de Oliveira, tesoureira eleita para o biênio 2021-2022 foi lembrada como a madrinha dos Young Members desde a criação do grupo.
Para encerrar o Tunnel Day, a diretoria do Grupo de Jovens apresentou a palestra “Expectativas de futuro para os túneis e estruturas subterrâneas”. As novidades e tendências foram comentadas pelo atual presidente, Fernando Abreu, pelo atual vice-presidente Alex Nowak La Flor, pela vice-presidente eleita Juliene Oliveira e também por Daniela Garroux, que mediou as discussões e direcionou as perguntas enviadas pelo público durante a apresentação.
Com muita alegria e interação, o Tunnel Day e as comemorações de aniversário dos 30 anos do CBT foram encerradas com um brinde entre os participantes do evento.