O Comitê Brasileiro de Túneis e Espaços Subterrâneos (CBT) divulga a nota oficial publicada pela International Tunnelling and Underground Space Association (ITA) sobre o falecimento de Olivier Vion. Como Diretor Executivo da ITA de 2009 a 2023, Olivier deixou um legado significativo na comunidade de túneis e espaços subterrâneos. Seu falecimento, ocorrido em 20 de julho de 2024, representa uma grande perda para o setor. Abaixo, segue a íntegra da nota da ITA em homenagem a este notável profissional.
“Ao longo das últimas décadas, a energia e a visão para liderar a gestão da ITA International Tunnelling and Underground Space Association estiveram nas mãos de Olivier Vion, um homem de dedicação e compromisso, que foi além de suas atribuições pelo bem da Associação e de sua missão. Como Diretor Executivo da ITA de 2009 a 2023, e membro da família ITA desde o início dos anos 1990 como Editor da revista ITA Tribune, Olivier é amplamente conhecido e respeitado como uma força orientadora da Associação e de todas as suas atividades.
Em reconhecimento à sua dedicação e liderança, é com choque e profunda tristeza que anunciamos que Olivier faleceu no sábado, 20 de julho de 2024, em sua cidade natal, Toulouse, França, cercado por sua amada família e após uma breve doença relacionada a um câncer agressivo.
Olivier era um administrador experiente e diplomata habilidoso, qualidades que ele utilizou extensivamente em seus mais de 14 anos como Diretor Executivo da ITA, gerenciando o Secretariado da ITA, orientando o Conselho Executivo da ITA e orquestrando as atividades da comunidade ITA de 80 Nações Membros, muitos Grupos de Trabalho, vários Comitês e a indústria internacional de empresas e indivíduos envolvidos na promoção e desenvolvimento do espaço subterrâneo e infraestrutura.
Após uma educação inicial na Saint Jean Hulst, uma escola católica privada em Versailles, de 1972 a 1980, Olivier obteve um diploma EUR-ACE em engenharia pela escola ESTP de grandes projetos em Paris em 1986, seguido por um Mestrado em Recursos Humanos pela Universidade PSL Dauphine em 1987, concluindo com um curso de educação continuada em 2010 no CHEDD, Ciclo de Estudos Avançados em Desenvolvimento Sustentável, destinado a orientar as decisões estratégicas das organizações integrando os princípios do desenvolvimento sustentável.
Esta educação lançou a base da ampla e variada carreira de Olivier, dedicada em grande parte ao serviço público e dever cívico. Além de sua longa associação e liderança na ITA, Olivier ocupou cargos administrativos em várias sociedades e organizações governamentais e não governamentais locais e nacionais, incluindo:
Como prova de sua energia, esses compromissos foram simultâneos ao envolvimento de Olivier com a ITA, antes do qual ele trabalhou de forma independente e com grandes empresas na França promovendo engenharia civil e túneis como Diretor Geral da empresa de marketing Acrotere e Editor de seu Boletim Europeu de Obras Subterrâneas; Diretor Comercial Adjunto da DTP Terrassement responsável por licitações para grandes projetos de terraplenagem em toda a França; e como Engenheiro de Desenvolvimento da Lafarge Aluminates, desenvolvendo produtos cimentícios especiais para serem usados em infraestrutura subterrânea.
Desde suas primeiras atribuições como gerente de comunicação da ITA, Olivier foi nomeado em 2008 para o cargo de Diretor Executivo, uma das posições mais influentes e responsáveis na Associação e na indústria internacional subterrânea. Como braço direito de seis Presidentes da ITA, Olivier supervisionou o crescimento exponencial da ITA e suas operações, com as Nações Membros aumentando de 54 em 2008 para 80 em 2024. Isso ampliou a responsabilidade do Diretor Executivo e das operações do Secretariado que ele dirigia.
Junto com um aumento tremendo nas tarefas administrativas, o aumento das Nações Membros também exigiu viagens internacionais mais extensas para fortalecer os vínculos e orientar as atividades dos membros. Incansavelmente e com total compromisso, Olivier assumiu esse dever como parte de todos os esforços para avançar a missão da ITA.
Quando Olivier renunciou à ITA no início de 2023, para buscar novas ambições públicas e cívicas na França, ele permaneceu, a pedido, como consultor para gerenciar as celebrações do 50º aniversário da Associação no WTC 2024, em Shenzhen, China. Após sua fundação em 1974, houve grande motivo para comemoração. Sob seus esforços, sete dos 17 Presidentes da Associação estiveram presentes no evento em pessoa e uma sessão plenária especial dos quase 3.000 delegados homenageou as presidências dos Presidentes anteriores e as conquistas da Associação ao longo de sua história.
Todos os associados à ITA ao longo dos anos terão memórias duradouras de Olivier, de sua presença em todas as Assembleias Gerais durante seu mandato como Diretor Executivo, de sua gestão de tantos eventos da ITA, incluindo os Prêmios de Túneis da ITA desde seu início em 2015, e de sua administração capaz de todas as questões associadas à gestão e operação suave da Associação e sua missão universal como uma organização não governamental reconhecida pelas Nações Unidas, para promover o desenvolvimento vital da infraestrutura subterrânea para a melhoria da vida de todos os seres humanos do mundo.
Entre suas muitas qualidades pessoais, Olivier será lembrado por seu senso de dever incansável, seu compromisso inabalável com as obrigações, sua capacidade de reunir pessoas e sua capacidade de extrair o melhor de seus colegas de trabalho e jogadores de equipe. Seu comportamento constante, abordagem alegre da vida e maneira sempre agradável, com um recurso rápido ao humor e ao riso são traços que amigos e colegas lembrarão de estar na companhia de Olivier.
Olivier deixou uma marca indelével na comunidade da ITA e além. Sua liderança inspirou muitos ao redor do mundo a promover o uso do espaço subterrâneo. Seu legado viverá através dos inúmeros projetos e iniciativas que ele defendeu e sua memória continuará a inspirar futuras gerações de líderes da ITA e guiar seus futuros empreendimentos e realizações.
Descanse em paz, Olivier.”