Alex Nowak La Flor, vice-presidente do grupo de jovens tuneleiros (Young Members) do CBT, tem agora mais uma importante missão. Ele foi eleito para integrar o ITAym Steering Committee, o grupo diretivo de jovens da Associação Internacional de Túneis e do Espaço Subterrâneo (ITA). É a primeira vez que um engenheiro sul-americano faz parte do comitê diretivo desde que o grupo foi criado, em 2014. Em conjunto com os demais membros, La Flor será responsável por contribuir com a troca de experiências e de conhecimentos entre os jovens tuneleiros de todo o mundo.
O vice-presidente do CBTym disputou uma das 3 vagas para integrar o comitê diretivo. A eleição aconteceu no dia da Assembleia Geral da ITA realizada durante o WTC 2020, em 15/9. Os grupos de jovens de todos os países-membros da ITA votaram através de seus representantes. Junto com Alex, que representou o Brasil, foram eleitos também os engenheiros Bartlomiej Dziuban (Polônia) e Eyðbjørg Amanda Petersen (Dinamarca).
Em seu discurso, Alex destacou as atividades promovidas pelo grupo de jovens do CBT no decorrer dos últimos anos – especialmente durante a pandemia de Covid-19. Compartilhou a experiência bem-sucedida dos Young Members do CBT com a realização de webinários semanais durante a quarentena.
“Senti orgulho em contar sobre todas as iniciativas que colocamos em prática nos últimos anos”, comentou Alex. “Tudo isso foi possível também graças ao trabalho do presidente dos Young Members, Fernando Abreu, do suporte dos fundadores do grupo, Marlísio Cecílio e Eloi Palma e, claro, de toda a direção do CBT, especialmente o presidente Jairo Pascoal Junior que sempre nos apoiou muito”.
Outro ponto destacado por ele foi a importância da representatividade sul-americana no ITAym. “O grupo não elegia representantes da América do Sul desde que foi fundado”, disse. “Acredito que esse fato foi algo muito levado em consideração por todos os participantes”.
O grupo de jovens da ITA surgiu em 2014 durante o Congresso Mundial de Túneis (WTC 2014), realizado em Foz do Iguaçu (PR), onde também foi fundado o grupo de jovens do CBT. O ITAym tem como missões incentivar a criação de grupos de jovens pelos países membros da ITA, apoiar os grupos já existentes e disseminar conhecimento sobre o espaço subterrâneo por meio de diversas atividades.
Uma delas é a edição da revista Breakthrough, publicada anualmente. “Todo o desenvolvimento da revista é feito pelos Young Members da ITA, que levantam pautas e recebem os artigos sobre a área de túneis submetidos por outros engenheiros”, explica La Flor. “Já estamos, inclusive, preparando a edição de 2021”. Acesse aqui todas as edições publicadas.
Outra atividade importante do comitê é apoiar a organização dos WTCs. “O grupo é muito ativo na organização de várias atividades realizadas nos Congressos”, conta o vice-presidente do CBTym. A atuação dos jovens da ITA consiste, dentre outras coisas, na realização dos momentos de integração entre os participantes e na preparação da Assembleia Geral da entidade.
Alex La Flor também assumiu como uma de suas metas apoiar os grupos latinos. Como exemplo, destacou a criação do grupo de jovens tuneleiros do Chile, em 2019. Essa conquista recebeu grande apoio dos Young Members do CBT.
“Ver o grupo chileno se concretizar foi uma experiência que deixou a direção dos Young Members do CBT muito satisfeita”, admitiu Alex. “Isso é algo a ser feito mais vezes”.
O vice-presidente do CBTym espera levar ao grupo internacional de jovens toda a experiência conquistada pelo Brasil. “A comunidade brasileira é muito capacitada e motivada a contribuir com conhecimento e boas práticas na área de túneis”, garantiu. “Também espero aprender com os profissionais de outros países para poder compartilhar com os colegas brasileiros tudo o que for interessante. Será um grande aprendizado para todos”.