O governo do Estado de São Paulo anunciou, em setembro, a publicação do edital para a retomada das obras do trecho norte do Rodoanel Mário Covas. O trecho está dividido em seis lotes, incluindo 13 túneis em processo de finalização. Somados, os túneis chegam a 10 km de extensão. Segundo o governo do Estado, a retomada em 2021 vai gerar 12 mil empregos e deve aquecer também o mercado de túneis, de acordo com especialistas do CBT.
Etapas a serem cumpridas
As obras no trecho norte do Rodoanel foram paralisadas em 2018. Agora, a previsão para a retomada é fevereiro de 2021. Já a entrega das obras está prevista para 2023. Apesar de avançadas, as obras remanescentes no trecho norte exigem bastante trabalho, especialmente os túneis.
É o que afirma Cássio Moura, diretor da empresa CPB – Concreto Projetado Brasil. A obra engloba seis túneis duplos e um simples, totalizando 13 túneis. Destes, três já estão praticamente prontos. Faltam ainda algumas etapas a serem cumpridas nos outros túneis que contemplam o trecho, incluindo terminar a escavação de alguns. Os túneis foram executados pelo método NATM.
“Esses túneis já foram escavados e alguns deles já estão concluídos, mas não significa que o trabalho acabou”, garante Moura, que também faz parte da direção do CBT. “Há etapas a serem revistas, reforços que precisam ser aplicados. Em menor ou maior grau de complexidade, ainda há bastante a ser feito nesses túneis”.
Adriano Saldanha, gerente comercial da MC-Bauchemie e secretário geral do CBT, também acredita que o trabalho será significativo, principalmente considerando as suas dimensões. “São túneis bastante razoáveis, tanto em termos de diâmetro quanto de extensão e que resultaram em desafios geotécnicos bem interessantes”, diz.
Boa notícia para o mercado
Saldanha enfatiza que o trecho norte é a “peça faltante” para o Rodoanel Mario Covas ser entregue à população. E a notícia da retomada das obras não poderia ser mais bem-vinda.
“Essa retomada vai movimentar toda a cadeia: construtores, consultores, fabricantes de cimento, de aço, de aditivos e de equipamentos”, afirma. “A geração de empregos diretos e indiretos será muito forte e isso naturalmente causará um impacto positivo na indústria e na sociedade”.
Para Cassio Moura, a conclusão das obras no Rodoanel Norte será sentida principalmente pelo mercado de transporte de cargas. “A conclusão do Rodoanel vai permitir o acesso mais direto e rápido à capital de cargas que vêm do interior de São Paulo e de outros estados”.
“Hoje, essas cargas percorrem uma grande extensão para contornar todo o caminho do trecho norte”, lembrou o engenheiro. “Com a finalização das obras, cerca de 20 km a 30 km de viagem serão poupados para o transporte dessas cargas, gerando economia para as empresas e afetando talvez até o preço final dos produtos. É uma boa notícia em todos os aspectos”.
(Imagem: DERSA – Desenvolvimento Rodoviário S/A)