Danilo Leme Souza, especialista de Meio Ambiente da Concessionária Tamoios, compartilhou os principais cuidados ambientais adotados na construção da Nova Tamoios durante sua apresentação no STR2024, Seminário de Túneis Rodoviários, realizado de 16 a 18 de outubro no Parque de Inovação Tecnológica de São José dos Campos (SP).
O projeto passou por um rigoroso processo de licenciamento, com foco em minimizar o impacto nas áreas sensíveis, como a Área de Proteção Ambiental Rio Paraíba do Sul e o Parque Estadual da Serra do Mar. “Cada etapa foi conduzida com extremo cuidado, desde o planejamento até a execução, sempre buscando a sustentabilidade e a preservação do meio ambiente”, destacou Souza.
O projeto usou tecnologias inovadoras, como o cable crane, um teleférico para transporte de materiais pesados sem a necessidade de abrir caminhos de serviço, medida que preservou 41 mil metros quadrados de vegetação.
Danilo também mencionou a parceria com a CETESB, que resultou em avanços como a automatização de caixas de contenção para evitar a contaminação eventual de resíduos perigosos no futuro. Além disso, as estações de tratamento garantiram que a água utilizada nas obras fosse devolvida aos rios com alta qualidade.
Assista à entrevista: