As inovações aplicadas ao projeto da Nova Tamoios foram tantas e tão diversificadas que levaram o engenheiro Cassio Moura a cunhar a expressão “cesta de soluções tecnológicas” para explicar todo o conjunto de soluções aplicadas às obras dessa rodovia. Moura é diretor do CBT e presidiu a Comissão Organizadora do STR2024 – Seminário de Túneis Rodoviários, realizado de 16 a 18 de outubro no Parque de Inovação Tecnológica de São José dos Campos (SP).
O projeto e as obras da Nova Tamoios demandaram a construção de 35 km de túneis e inúmeras obras de arte. Cassio Moura destaca, por exemplo, a instalação de uma espécie de “teleférico para cargas”, o cable crane, que permitiu a continuidade das obras sem prejuízos ao Parque Estadual da Serra do Mar, atravessado pela rodovia.
“O desafio ambiental exigiu mudanças até mesmo no projeto original”, lembra o engenheiro. O projeto previa a construção de dois túneis (3 e 4) num trecho da obra. Optou-se, no entanto, pela construção de um único túnel para limitar substancialmente qualquer prejuízo ao meio ambiente, destaca Cassio Moura.
O diretor do CBT considera o projeto a “joia da coroa da engenharia de túneis no Brasil graças ao número de novas tecnologias aplicadas, à gestão responsável em todos os níveis, à ausência de acidentes, à adoção de instrumentos para atender às exigências ambientais”.
Assista à entrevista de Cassio Moura concedida durante a realização do STR2024.