Aguardado sempre com muita expectativa pelos tuneleiros do Brasil, o Ecos do WTC 2024 ofereceu um panorama diversificado e detalhado do principal congresso da indústria de túneis do mundo inteiro. Realizado no dia 13/6, desta vez no Canal do CBT no YouTube, o Ecos destacou as principais experiências e conhecimentos disseminados durante o 50º World Tunnel Congress da ITA, realizado em Shenzhen, na China.
A abertura contou com a participação de Jean Pierre Ciriades, presidente do CBT, que deu as boas-vindas aos participantes e ressaltou a importância do Ecos como uma oportunidade para compartilhar as últimas tendências e perspectivas globais no setor de túneis.
Adriano Dornfeld Saldanha, diretor do CBT, que representou o Brasil na Assembleia da ITA, destacou a diversidade cultural e as diferentes visões de mundo encontradas no WTC, ressaltando a importância de entender as realidades e previsões do mercado de obras subterrâneas na China e em outras regiões do mundo.
Ele também explicou que o tema do congresso, “Tunneling for a Better Life”, guiou todas as palestras e mesas-redondas, que abordaram desenvolvimento, sustentabilidade e novas tecnologias no setor.
Eloi Palma Filho, ex-presidente do CBT, deu continuidade à programação do evento com uma rodada de apresentação de cinco artigos de brasileiros ou com coautoria de brasileiros levados ao WTC 2024. Ele destacou que todos os artigos estão disponíveis gratuitamente nos anais do evento, permitindo acesso completo aos detalhes e metodologias discutidos. Acesse os anais do WTC 2024 aqui.
O Ecos também contou com os relatos sobre os Working Groups. A ITA (Associação Internacional de Túneis e do Espaço Subterrâneo) possui diversos grupos de trabalho, organizados por tipologia e assuntos específicos. No Brasil, busca-se replicar essa estrutura, com representantes que participam das reuniões no WTC e posteriormente internalizam o conhecimento adquirido.
Durante o evento, foram abordados os relatos de quatro Working Groups: WG-2 (Research), com Felipe Gobbi, WG-3 (Contractual Practices), com Eloi Palma Filho, WG-11 (Immersed and Floating Tunnels), com Victor Hugo Rattia, e WG-12 (Sprayed Concrete), com Adriano Saldanha.
Ao final, os participantes compartilharam suas impressões sobre a feira técnica e as visitas técnicas. O engenheiro Luiz Mamede falou sobre suas experiências na visita ao projeto de ligação que conecta Guangzhou, Dongguan e Shenzhen, incluindo duas pistas de trem e um sistema de galerias subterrâneas que abrigam um túnel fluvial. Mamede ressaltou a complexidade e a inovação do projeto, que integra diferentes modais de transporte e infraestrutura hídrica, exemplificando o avanço tecnológico e a capacidade de engenharia aplicada na região.
Já o engenheiro Alexandre Gil Batista Medeiros detalhou suas impressões sobre a visita técnica ao Hong Kong Trunk Road T2 and Cha Kwo Ling Tunnel. Ele enfatizou a importância das visitas técnicas para complementar o aprendizado teórico, que permitem uma visão prática e detalhada das obras.
O Ecos do WTC 2024 está disponível no Canal do CBT no YouTube. Assista:
Confira também a apresentação completa aqui.
Link para acessar os livros comemorativos da ITA: https://about.ita-aites.org/50-anniversary/ita-50th-anniversary
Cerimônia completa dos 50 anos da ITA: