O governador de São Paulo Tarcísio de Freitas e o secretário estadual de Parcerias em Investimentos, Rafael Benini, realizaram visita técnica às obras da Linha 6 – Laranja do Metrô de São Paulo. Eles acompanharam de perto a chegada da tuneladora Maria Leopoldina, conhecida como “tatuzão sul”, à futura estação Perdizes. A visita aconteceu no dia 30 de setembro.
A estação representa o quarto ponto de parada da máquina, que já percorreu um trecho de aproximadamente 3,5 km e permitiu a instalação de cerca de 1.650 anéis de concreto para o revestimento do túnel. Com suas 2 mil toneladas, 10,61 metros de diâmetro e 109 metros de extensão, a tuneladora tem como próximo destino a estação PUC-Cardoso de Almeida.
A operação do “tatuzão” exige cerca de 50 pessoas em três turnos de trabalho. “É um trabalho que, muitas vezes, a cidade não imagina que existe. Porque, quando a cidade para, a obra continua. São 24 horas por dia”, disse Tarcísio em seu discurso durante a visita ao canteiro de obras. Atualmente, o projeto está com 39,5% de execução, gerando cerca de 9 mil empregos diretos e indiretos. “É uma obra que vai fazer a diferença na vida das pessoas, o trabalho e o suor de vocês vão fazer a diferença na vida de muita gente”, afirmou o governador.
“Estamos integrando a Zona Norte ao centro de São Paulo, diminuindo caminhos que vão permitir uma redução do tempo de viagem para a população”, comentou o secretário Rafael Benini sobre um dos benefícios da obra. Quando concluída, a Linha 6-Laranja vai permitir o percurso da Brasilândia, na zona norte, até o centro da capital em apenas 23 minutos. Atualmente, o percurso leva cerca de uma hora e meia para ser percorrido de ônibus.
Com 15,3 km de extensão e investimentos que somam R$ 18 bilhões, a Linha 6-Laranja é atualmente a maior obra de infraestrutura em execução na América Latina. O projeto prevê 15 estações ao longo de sua extensão, com 22 trens a serviço e uma expectativa média de 630 mil passageiros transportados por dia.
Até o momento, mais de 135,9 mil m³ de solo foram escavados para a construção da estação Perdizes, com a utilização de 47,1 mil m³ de concreto. Nas outras 14 estações, 8 escavações já foram concluídas e estudos estão em andamento para ampliar a linha em 7 km, acrescentando mais seis estações.
Esse empreendimento é conduzido por meio de uma parceria público-privada (PPP) entre o Executivo paulista e o consórcio Linha Universidade. Concluídas as obras, a operação da Linha 6-Laranja será feita pela concessionária por um prazo de 19 anos.
Vídeo: Chegada do Tatuzão a Estação Pinheiros – Linha 6
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