Atualmente em obras, a expansão da Linha 2-Verde, trecho VSE Falchi Gianini – Vala Penha, contemplará aproximadamente 7,9km de túnel escavado com uma tuneladora do tipo EPB (Máquina de frente balanceada).
A equipe da Engibras e do Consórcio Metrô Linha 2 estão na China homologando os testes finais da tuneladora. Segundo o grupo, será o maior equipamento do tipo em operação no Brasil e já está quase pronto para a entrega e viagem ao nosso país. Em breve, as obras tomarão um novo ritmo, ainda mais rápido, pelo bem da mobilidade na capital paulistana (Fonte: LinkedIn Engibras).
A EPB é uma máquina tipicamente utilizada para solos, também servindo para escavar rochas, sendo bastante flexível em sua aplicação. Para manter o suporte da face do túnel, ou seja, para que a face do túnel não se desestabilize, a EPB se utiliza do próprio material escavado, frequentemente acrescido de aditivos, assim como a velocidade do parafuso sem fim e o quanto a máquina avança para a frente, através de macacos hidráulicos. Por isso se chama frente balanceada, pois é justamente com o balanço entre esses três elementos, material escavado e condicionado, velocidade de giro do parafuso sem fim e avanço da máquina por macacos hidráulicos, que o túnel é escavado sem que haja perda de pressão e, consequentemente, sem perdas de solo e recalques na superfície.
Para que o avanço da máquina aconteça, e como mecanismo paralelo para o controle da pressão de frente, cilindros hidráulicos se apoiam nos anéis montados. Assim que um anel é montado, os macacos se abrem empurrando a máquina para a frente e, após a escavação, são retraídos abrindo espaço para a montagem do próximo anel. Dessa forma, todo o revestimento final do túnel já é instalado, resultando no túnel final assim que a máquina avança, uma das razões que o método mecanizado possui boas taxas de avanço (Fonte: Oliveira & Peev 2022).
Fontes utilizadas nesse post:
Post LinkedIn Engibras: https://www.linkedin.com/feed/update/urn:li:activity:7022251524361703424/
Oliveira & Peev 2022, Tuneladoras EPB: Funcionamento, Desafios e Inovações. Revista Brasil Engenharia, 2022. Acesso: http://www.brasilengenharia.com/portal/revista/edicoes-anteriores/item/edicao-006