Em mais uma entrevista ao CBT, Tarcísio B. Celestino aborda o tema “Indústria de Túneis no Brasil e no Mundo”. O engenheiro já foi presidente do Comitê Brasileiro de Túneis (CBT) e da Associação Internacional dos Túneis e do Espaço Subterrâneo (ITA).
Celestino afirma que o que mais lhe chama atenção na indústria tuneleira de hoje é o uso da digitalização, a chamada Indústria 4.0. Para ele, “há muito espaço para desenvolvimento e otimização, que dará um upgrade na segurança, na produtividade e em muitas características que a indústria precisa”, pontua o engenheiro.
O ex-presidente do CBT aconselha os novos engenheiros a estudarem física e matemática, pois estas são as bases essenciais para que eles possam aliar seu conhecimento, cada vez mais sólido, à digitalização.
Na entrevista, Celestino afirma que o Brasil é o país com a melhor taxa de retorno para investimento em infraestrutura. Isso graças a uma base de desenvolvimento tecnológico respeitável, excelente estrutura universitária que fornece estudantes de qualidade e reconhecido a nível mundial.
O engenheiro ainda aborda o grupo de estudos sobre acidentes em obras subterrâneas, anunciado pela ITA recentemente. Ele explica que o objetivo da união de especialistas de todos os cantos do mundo é estudar acidentes de túneis e aprender com eles, diminuindo essas ocorrências.
Assista ao vídeo com a entrevista completa: