O recente anúncio da homologação da concessão do Rodoanel da Região Metropolitana de Belo Horizonte (MG) pelo governo de Minas é um passo importante para que a cidade consiga reduzir a pressão sobre seu sistema viário, já bem saturado nos horários de pico. O anúncio foi publicado no Diário Oficial do Estado no dia 3 de dezembro de 2022.
O projeto e obra contarão com aportes superiores a R$ 3 bilhões pelo governo do Estado e mais R$ 2 bilhões pela vencedora da concessão, a italiana INC S.P.A. O objetivo é desenvolver uma rodovia de Classe 0, que demandará traçados modernos, com menos curvas e rampas.
Dadas as características da região, bem montanhosa e ainda com grande presença de áreas de vegetação preservada, os túneis irão permitir que a Região Metropolitana de BH receba uma via segura, com baixos níveis de impacto social, ambiental e econômico.
Para Jean Pierre Ciriades, vice-presidente do Comitê Brasileiro de Túneis, os túneis constituem uma alternativa indiscutível na proteção aos usuários, justamente por minimizarem cortes e intervenções ao longo do traçado da rodovia. O que se pretende com essa alternativa, segundo ele, é evitar a repetição de tragédias, como as havidas no litoral norte paulista em fevereiro, envolvendo escorregamentos de encostas.
“Nós do CBT ficamos à disposição das autoridades e da sociedade para dar apoio às discussões deste projeto, que será um dos mais importantes do país nos próximos anos”, sustenta Ciriades.