Com uma programação de atividades destinada a somar conhecimentos aos profissionais que iniciam carreira área, o Young Members Brasil está literalmente mostrando que há luz no fim do túnel e que esse é um segmento de mercado apaixonante, merecedor todo empenho e dedicação.
A noite de 13 de abril foi exemplo disso. O auditório do CBT, em São Paulo, lotou com quase 100 pessoas para ouvir o engenheiro Gustavo Aguiar, membro do grupo, falar de escavação de túneis de grandes diâmetros, a partir de “Conceitos fundamentais para elaboração de Projeto e Obra com a utilização de máquinas tuneladoras”.
Uma verdadeira aula sobre aplicabilidade desse tipo de equipamento, seus princípios de funcionamento e operação, numa visão crítica e realista ilustrada por fotos e dados de obras já realizadas.
Gustavo mobilizou uma plateia atenta. Para isso contou com a ajuda do seu tutor Marco Aurélio A. Peixoto da Silva, que trabalhou com as tuneladoras da linha 5 do Metrô de SP e com o apoio do consultor engenheiro Takashi Harada, com vastíssima experiência em escavação mecanizada.
Além das atividades, o grupo Jovens Tuneleiros proporciona aos participantes uma vasta rede de contatos entre geólogos, engenheiros, arquitetos e técnicos envolvidos com a atividade.
A coordenação desse trabalho está sob a batuta experiente de Marlisio Cecílo Jr e Elói Angelo Palma Filho, ambos membros com forte atuação no CBT.