Interessados, atentos e questionadores, os jovens tuneleiros viram algo pouco comum. “Normalmente, nas visitas, é permitido conhecer apenas o interior da tuneladora com ela em funcionamento”, diz o presidente do Young MembersCBT Brasil, Marlísio Cecílio Jr. “Desta vez, conta ele, pudemos perceber em detalhes o exterior da máquina, inclusive a cabeça de corte.”
Escavada com um poço central de grande diâmetro,a Estação Chácara Klabin tem embocados dois túneis convencionais diametralmente opostos para acomodar as plataformas da estação. A tuneladora chegou em uma das extremidades e será arrastada pelos túneis e pelo poço até a extremidade oposta, de onde partirá para o trecho final de escavação da Linha 5. Para esta partida, uma estrutura de reação estava sendo executada durante a visita, em um local particularmente intrigante: exatamente abaixo da estação da Linha 2-Verde (com a qual a futura estação fará integração), sem interrupção dos trens em operação.
“Foi impressionante, poder conhecer o processo de túnel executado por shield comum diâmetro de 11,5m, especialmente porque trabalhona Construtora Passarelli, especializada na execução de micro tuneis, diz Lucas Augusto Andrade Costa.
Rodrigo Sathler, outro membro do grupo, parabenizou o CBTYM“Foi uma palestra e visita técnica tão enriquecedora.Para muitos, um primeiro passo e a certeza da carreira que queremos seguir”.
Veja algumas fotos da visita técnica abaixo: