No último Tunnel Day, realizado no dia 2 de dezembro de 2022, o presidente do biênio 2021-2022, o engenheiro Eloi Angelo Palma Filho, passou simbolicamente a estátua de Santa Bárbara para a atual presidente, a geóloga Daniela Garroux Gonçalves de Oliveira, representando toda a nova diretoria do biênio 2023-2024. É a primeira vez que o CBT realiza um ato de passagem de diretoria, onde a estátua deverá ser mantida com a atual presidente até a finalização de seu mandato. Também é a primeira vez que uma mulher preside o comitê, desde sua criação em 1990.
Daniela citou todas as mulheres que participaram oficialmente da diretoria, desde sua criação, presidida por Sérgio Fontoura, com a colega Vera Sardinha como vice-presidente. Na gestão do Professor André Assis, de 1999 a 2002, o comitê contou com a em engenheira Cybele Azevedo Vasconcellos, como secretária geral. Na gestão do Akira Koshima, de 2003 a 2006, Lia Marina Knapp foi secretária executiva. E, na última gestão, de Eloi Palma Filho, Daniela Garroux foi tesoureira e Juliene Oliveira Santos foi a vice-presidente dos Young Members. A atual presidente ainda ressaltou a necessidade de mais espaço para as mulheres neste setor da construção civil, por condições igualitárias, seja de oportunidades como de igualdade salarial, e, principalmente, por mais mulheres em posições de liderança, afirmando: “a participação das mulheres, em um mercado tradicionalmente dominado por homens, é visivelmente maior do que em tempos atrás, entretanto, ainda não chegamos lá, ainda temos muito o que fazer para fortalecer a presença feminina no setor de infraestrutura”.
Ainda lembrou que o CBT é uma verdadeira família, e que os benefícios de participarmos dessa grande comunidade vai muito mais além de apenas contatos profissionais ou conhecimento técnico, e convidou a todos a participar ativamente das atividades do comitê: “Existem inúmeras oportunidades de engajamento no comitê, seja em atividades como traduções de recomendações técnicas, atuando nos grupos de trabalho, em eventos, ou em apresentações de webinars. Precisamos de pessoas proativas, animadas em participar, tanto experientes, como os jovens que ainda estão começando e despertaram a paixão pelo subterrâneo”, comenta a presidente.
Como parte da nova diretoria temos colegas que já participavam da diretoria anterior. Como vice-presidente e secretário-geral, seguem os colegas Jean Pierre Ciriades e Enrique Vega Leon, respectivamente, ambos anteriormente diretores ad hoc. Os engenheiros Cássio Abeid Moura, Felipe Gobbi e Pedro França seguem na atual diretoria como diretores ad hoc. Tendo sido agraciado pela homenagem ao profissional do ano de 2022, o engenheiro Edson Peev, da Herrenknecht, será o novo tesoureiro. E, como novos membros oficiais da diretoria, teremos os engenheiros Alessandro Lugli Nascimento, como diretor executivo, e Gabriel Machado Muscat, como diretor ad hoc. Já na frente dos jovens tuneleiros, teremos mais uma participação feminina, agora na presidência dos YM-CBT, a engenheira Maristela Sehn, também ganhadora do prêmio Figueiredo Ferraz em 2021 e o engenheiro Victor Augusto Ribeiro Lima, como vice-presidente.
Para o biênio de 2023 – 2024, a diretoria possui diversos planos, como a criação de um acesso no website do CBT reservado apenas aos seus associados, onde haverá um banco de vagas de emprego e um banco com oportunidades de pesquisa aplicada na área de túneis. As modificações no site devem estar prontas até o próximo evento do comitê, o “Seminário de Túneis Rodoviários – Contorno de Florianópolis”, que ocorrerá entre os dias 2 e 3 de março no Hard Rock Live Florianópolis. Esse é um dos eventos de primeiro semestre que o comitê vem planejando.
Já para o ano de 2024, organizaremos um evento com o tópico “O uso do espaço subterrâneo na sustentabilidade de grandes centros urbanos”, discutindo os desafios de metrópoles e suas soluções utilizando o subterrâneo, como vias de transporte, espaço para estacionamento ou armazenagem, e drenagem de água pluviais em eventos de chuvas torrenciais. E, além dos clássicos eventos, como os “Ecos do WTC”, em junho e “Tunnel Day” em dezembro, o comitê também deverá iniciar as preparações para o 6°CBT, que apesar de ocorrer apenas após o término desse biênio, em 2025, sua organização se deve iniciar logo após o evento em Florianópolis.
E, para todos os colegas interessados em participar mais ativamente do comitê, já deixamos o convite para nos escrever e buscarmos juntos uma possibilidade de participação, seja nos grupos de trabalho da ITA-AITES (https://about.ita-aites.org/wg-committees/working-groups), seus respectivos grupos espelho, na contribuição de publicações técnicas e traduções ou na ajuda em eventos. E, lembrando, que teremos o próximo congresso internacional da ITA-AITES em Atenas, Grécia (https://wtc2023.gr), em maio. Interessados em participar da comitiva brasileira para o WTC e seu grupo de whatsapp, nos comunique (cbtabms@tuneis.org.br).