A construção de túneis rodoviários em trechos da Rio-Santos poderia ser uma excelente alternativa técnica para substituir os trechos mais críticos dessa rodovia, cujo traçado sinuoso junto às montanhas gerou inúmeros cortes nas encostas da Serra do Mar. Esses cortes são, justamente, focos constantes dos deslizamentos, como os que aconteceram recentemente no litoral norte do Estado de São Paulo.
Em vídeos gravados, a presidente do Comitê Brasileiro de Túneis, Daniela Garroux, e o vice-presidente, Jean Pierre Ciriades, explicam algumas das características do cenário geológico-geotécnico da região e sustentam que os túneis poderiam mitigar substancialmente o impacto desses desastres. Para Ciriades, os túneis são uma solução que reduz os riscos e impactos decorrentes de deslizamentos de encostas em regiões de serra.
“Os túneis são soluções absolutamente sustentáveis”, lembra Daniela Garroux. “Não há a retirada de vegetação e eles possuem apenas dois pontos de interação junto às encostas, nas áreas de emboque (entrada do túnel) e desemboque (saída)”, explica Daniela.
Confira as entrevistas completas:
Imagem: Sérgio Barzagui/ Governo do Estado de São Paulo