No dia 6 de junho de 2021, a comunidade tuneleira perdeu um de seus grandes nomes. Geraldo de Almeida Fonseca faleceu aos 95 anos – nascido em 26 de janeiro de 1926. Foram 70 anos dedicados integralmente às obras subterrâneas. Até 2017, seu currículo já somava mais de 50 túneis hidrelétricos, ferroviários, rodoviários e urbanos. Atualmente, Fonseca trabalhava com consultoria, projeto e gerenciamento de obras subterrâneas pela empresa da qual era proprietário, a GFonseca Engenharia de Túneis.
Era associado ao CBT e à ABMS e sempre acompanhou e participou dos eventos organizados por ambas as entidades. Acreditava que a atenção que o Comitê e a Associação dispensam à evolução mundial da geotecnia é de suma importância para a engenharia nacional.
Para contar a trajetória do engenheiro, foi lançado o livro digital “História de uma Longa Vida – Geraldo de Almeida Fonseca”. Faça aqui o download.
Além da experiência profissional, Geraldo Fonseca destacava-se entre os colegas pela gentileza e atenção que sempre dispensou a todos ao seu redor.
O Comitê Brasileiro de Túneis presta condolências à família e aos amigos de Geraldo de Almeida Fonseca e agradece este grande tuneleiro pela grande contribuição à engenharia de túneis brasileira.
Conheça mais sobre Geraldo Fonseca na reportagem publicada em 2020 pelo CBT.