O comitê técnico da Câmara de Fabricantes de Aditivos do Instituto Brasileiro de Impermeabilização (IBI) lançou, no dia 27/7, a 2ª edição do “Manual de Utilização de Aditivos para Concreto”. O Comitê Brasileiro de Túneis (CBT) é uma das instituições apoiadoras do lançamento. A nova edição foi atualizada com as especificações e usos dos aditivos parametrizados pela nova norma (ABNT NBR 11768, que foi revisada e publicada em outubro de 2019) e disponibiliza informações para usuários e outros especialistas na utilização de aditivos para concreto.
Segundo Adriano Saldanha, arquiteto e vice-presidente do CBT, “aditivos têm uma relevância muito grande no tipo de projeto e concreto que trabalhamos. Por isso é preciso estarmos cientes dos avanços tecnológicos que acontecem em relação aos aditivos e suas aplicações”. Adriano ressalta que os aditivos são de extrema importância para construções de lajes de estações, vias permanentes, injeções de bainhas de protensão, concretos projetados em túneis e considera a iniciativa positiva para o setor da construção civil e da infraestrutura subterrânea.
“A importância do Manual é justamente ajudar a institucionalizar e deixar mais clara a funcionalidade dos aditivos e as boas práticas de aplicação e manuseio”, complementa o vice-presidente do CBT. Para ele, são essas boas práticas de utilização que vão ajudar toda a parte técnica de qualidade do concreto da obra, otimizar os custos, racionalizar o uso, melhorar as técnicas operacionais e processos produtivos.
Outro ponto importante é que o uso de aditivos contribui para questões de sustentabilidade, com tecnologias biodegradáveis e que reduzem o consumo de água e outros insumos.
O Manual revisado está disponível no site do IBI Brasil. Para conferir, é necessário preencher o cadastro disponibilizado na Biblioteca do IBI – “Zeno Pirondi”: https://ibibrasil.org.br/biblioteca-zeno-pirondi/.
Para mais informações, acesse: https://ibibrasil.org.br/