O grupo de jovens tuneleiros do CBT (CBTYM) está realizando um Ciclo de Palestras Young Members do CBT em universidades. A ideia surgiu com o objetivo de apresentar aos jovens estudantes um pouco sobre a engenharia envolvida em obras de túneis. Nas visitas aos cursos de engenharia das faculdades, os líderes do grupo, Maristela Sehn, presidente, e Victor Augusto Lima, vice-presidente, apresentam as atividades desenvolvidas pelo CBTYM e compartilham suas experiências com alunos do primeiro ao último ano do curso.
O projeto tem o propósito de contribuir para a interação entre profissionais e estudantes interessados na área de túneis e do espaço subterrâneos. Além disso, são apresentadas as possibilidades dentro da área, mostrando aos jovens que há um vasto mundo de oportunidades e desafios a ser explorado.
Parte das palestras é dedicada a interação com os estudantes. Os organizadores incentivam ativamente a participação deles, promovendo um ambiente enriquecedor e propício para perguntas, discussões e troca de ideias.
As palestras já realizadas aconteceram no Instituto Mauá de Tecnologia, no dia 12/8, na Universidade São Judas Tadeu, em 15/8, e na PUC-SP, no dia 2/9.
Sânnera de Brito Vieira, estudante de Engenharia Civil da PUC, comenta como a palestra a fez se interessar por uma nova área do mercado. “A engenharia de túneis é muito diferente de tudo que já estudamos aqui. Essa palestra abre nossa mente para uma área fora da caixinha”, conta.
O impacto positivo dessas palestras no cenário acadêmico da engenharia é inegável. A iniciativa do CBTYM prepara a próxima geração de engenheiros para enfrentar desafios e construir soluções inovadoras em um campo tão importante e dinâmico.