O Engenheiro Gonçalo Mendes Diniz Vieira, da Câmara Municipal de Lisboa, foi o convidado do CBT para apresentação de Webinário no dia 11/2.
Sob o título de “Obra Invisível que protege a cidade. O caso de Lisboa: PGDL”, o CBT realizou um webinário com o engenheiro Gonçalo Mendes Diniz Vieira, no dia 11/2. Vieira iniciou sua apresentação mostrando imagens marcantes de alagamentos pelo mundo todo. Logo em seguida, apresentou o Plano Geral de Drenagem de Lisboa (PGDL), destacando que a obra de drenagem na capital portuguesa é necessária devido à orografia, ou seja, colinas que dificultam a passagem da água, além de outras alterações climáticas.
Gonçalo relatou que a proposta do PGDL previa, originalmente, a premissa técnica de Tempo de Retorno (TR) de 10 anos. Porém, após as grandes enchentes de Lisboa no ano de 2014, essa premissa foi ajustada para um TR de 100 anos, acarretando em túneis de diâmetro maior, o que acabará otimizando os procedimentos de operação e manutenção dessas estruturas subterrâneas. O Plano possui cronograma de implementação de 15 anos, entre 2016 e 2030.
O encontro alcançou uma das maiores audiências da série de webinários do CBT, chegando a quase 100 telespectadores simultâneos assistindo à live. A gravação no canal do CBT no YouTube já tem quase 400 visualizações. O Webinário contou com mediação do presidente do Comitê, Eng. Eloi Angelo Palma Filho, que ao final do bate-papo, conduziu uma sessão de perguntas e respostas entre o convidado e os espectadores, e agradeceu a participação do Eng. Gonçalo, que é também Tesoureiro da Comissão Portuguesa de Túneis e do Espaço Subterrâneo (CPT).
Assista ao webinário completo aqui:
(Imagem: Vladimir Zapletin/iStock.com)