A Blastech – Encontro Técnico de Explosivos Industriais realizou, no dia 25/2, um webinário sobre “Uso dos explosivos industriais e suas vantagens na construção de Túneis e Estruturas Subterrâneas”. O encontro teve mediação de José Roberto Sevieri, da Proma Feiras e moderação de Manoel Jorge Diniz Dias. Participou também o engenheiro Eloi Palma Filho, presidente do Comitê Brasileiro de Túneis. A live foi transmitida pelo canal do YouTube da Proma Feiras e contou com a presença dos especialistas Wesley Andrade, José Rojas Cáceres e Rafael Serrão Vieira, que foram responsáveis por abordarem sobre o tema.
Eloi Palma Filho iniciou o encontro com uma breve apresentação do Comitê. O presidente do CBT também convidou todos que acompanhavam o encontro a participarem do 5º Congresso Brasileiro de Túneis e Estruturas Subterrâneas. Eloi Filho deu sequência a sua apresentação, abordando assuntos como túneis convencionais e imersos. Falou, ainda, sobre os aspectos construtivos para realização de obras subterrâneas.
Rafael Serrão, engenheiro do Grupo Enaex Britanite, falou sobre a tecnologia de iniciação remota em minas subterrâneas. Jose Rojas, também do Grupo Eneax, fez uma breve apresentação sobre os sistemas de iniciação e os tipos mais comuns de iniciadores. Ambos falaram sobre a importância dos detonadores eletrônicos, equipamento responsável pela detonação de explosivos.
Wesley Andrade, da Orica Brasil, explicou sobre os riscos na mineração subterrânea e enfatizou que a segurança deve ser o foco dessas obras. O engenheiro falou também sobre detonadores eletrônicos como uma melhoria no quesito de segurança e efetividade para obras subterrâneas.
Assista ao webinário completo:
(Imagem: GaudiLab/iStock.com)