As obras do Trecho Norte do Rodoanel, na Grande São Paulo, serão retomadas após cinco anos de paralisação. A notícia foi bem recebida pela comunidade tuneleira, que irá acompanhar a retomada das obras dos sete túneis duplos que fazem parte do projeto. Para o engenheiro Cássio Abeid Moura, diretor ad hoc do CBT, os túneis são parte essencial do projeto devido à sua importância na preservação ambiental, segurança viária e eficiência do trajeto dos trechos em que serão construídos, mas os desafios da retomada também serão importantes.
No total, serão construídos 12km de túneis que passarão pelas cidades de São Paulo, Guarulhos e Arujá. Todos os túneis duplos contam com três faixas de rolamento e acostamento, cujas dimensões aproximadas são de 20m de diâmetro, 10,5 de altura com secção em rocha da ordem de 200m2.
Cássio Moura atuou no controle e no tratamento de infiltrações dos túneis dos Lotes 2, 3 e 5 do Rodoanel Norte. Dos sete túneis do projeto, ele conta que dois já estavam finalizados quando as obras foram paralisadas, em 2018. Os demais túneis foram deixados em diferentes fases de execução.
“Há túneis que foram abandonados faltando revestimento secundário, por exemplo, o que obrigou a contratação de uma empreiteira em caráter emergencial para fazer obras de reforço durante a paralisação”, conta o engenheiro. “Outros túneis estava em fase final de escavação quando as obras foram interrompidas”.
Por isso, segundo ele, o maior desafio será averiguar em qual condição se encontram e que tipo de manutenção as obras receberam durante o tempo em que ficaram paralisadas. “Quando as obras são interrompidas nessa fase de construção, há uma deterioração das estruturas, principalmente as obras de arte”, explica. “No caso dos túneis, pode haver infiltração, problemas com drenagem e outros de caráter geo-estrutural . Ou seja: será preciso rever cuidadosamente todas essas obras”.
Para o mercado tuneleiro, o diretor do CBT acredita que haverá bastante demanda pelos serviços que estão pendentes de serem terminados. “As demandas são muito dispersas e não são de grande volume concentrado, mas se juntarmos tudo o que falta finalizar, há bastante coisa para se fazer.”
Além de permitir o livre tráfego de veículos de grande e pequeno porte, desafogando o trânsito na Grande São Paulo de forma significativa, a presença dos túneis será fundamental para a preservação da fauna e da flora de regiões importantes do Estado, como o Parque Estadual da Serra da Cantareira, em São Paulo.
“O túnel que está sendo construído sob o Parque da Serra da Cantareira é o maior do projeto, com 1.700 metros de extensão”, adianta Cássio Moura. “Além da preservação ambiental, o túnel preserva também as comunidades que estão estabelecidas em seu entorno”.
O leilão da concessão do Trecho Norte foi realizado no dia 14 de março, em São Paulo, com a presença do governador do estado. A construção do Trecho Norte foi leiloado pelo valor de R$3,4 bilhões ao fundo de investimento Via Appia Infraestrutura. A empresa terá três anos para finalizar as obras, que devem ser entregues em junho de 2026.