A primeira edição dos Seminários de Túneis Rodoviários, realizado pelo Comitê Brasileiro de Túneis, superou as expectativas dos organizadores e do público. O evento aconteceu nos dias 2 e 3 de março, em Florianópolis (SC), e abordou amplamente as obras subterrâneas do Contorno Viário de Florianópolis – a maior obra rodoviária em andamento do país. “Foi uma experiência sensacional”, comemora o engenheiro Eloi Angelo Palma Filho, presidente da Comissão Organizadora. “As informações trazidas para nós como feedback foram muito satisfatórias.”
Palma Filho, que foi presidente do CBT durante o biênio 2021-2022, comemora também o sucesso de público e a forte presença de empresas do setor. Mais de 200 pessoas, dentre especialistas, jovens tuneleiros e estudantes, participaram dos dois dias de evento. “Tivemos 215 inscritos e uma procura comercial pelos estandes bastante concorrida”, lembra o último presidente.
O Contorno de Florianópolis conta com quatro túneis cujas obras estão em andamento. Isso possibilitou a realização das visitas técnicas ao local das obras. “Os participantes puderam visitar as obras do Túnel 2 do Contorno e conferir várias das técnicas que foram discutidas durante as palestras”, destaca Palma Filho. “Passamos também pelo Túnel Quatro, que já está escavado e pavimentado e logo receberá os sistemas de segurança previstos”.
O Seminário sobre o Contorno de Florianópolis discutiu todas as etapas de obra dos túneis – desde a apresentação dos estudos de viabilidade de traçado, as questões contratuais e licenças ambientais, passando pelos projetos de engenharia e pelas obras de segurança.
Daniela Garroux, presidente do CBT, destaca a apresentação da advogada Bruna Justi, que representou a Arteris no primeiro dia de seminário. A Arteris é a concessionária responsável pelo Contorno Viário. A advogada resgatou o histórico do projeto – que não contava com túneis inicialmente -, explicou como os túneis foram escolhidos como a solução mais adequada para os desafios da obra e esclareceu detalhes sobre as licenças ambientais, os processos de desapropriação e questões de gestão contratual.
“Ela expôs particularidades do projeto que muitos não faziam ideia da complexidade – porque não é algo que o público discute normalmente em eventos técnicos sobre túneis”, lembrou a presidente. “Foi uma apresentação fantástica”.
Na sequência, foram apresentados os aspectos técnicos das obras de túneis, como os desafios do projeto e as soluções encontradas e aplicadas. Eloi Palma Filho conta que este foi o momento em que o público ficou ainda mais engajado.
“O que mais atrai o público é entender como o projeto definiu aquelas obras a partir das investigações preliminares e depois mostrar que as equipes realmente se depararam com os problemas previstos nas investigações”, explica o engenheiro.
Também foram discutidas algumas questões menos previsíveis – aquelas que surgem apenas quando obra já está em andamento. “Como a necessidade de mudança da localização do emboque, que foi um caso de um dos túneis do projeto”, lembra Eloi.
O público do primeiro Seminário de Túneis Rodoviários foi formado em boa parte por profissionais da área de túneis e por estudantes de engenharia civil da região. Adriano Saldanha, diretor ad hoc do CBT, avalia que a troca de conhecimentos e a oportunidade de network foi muito bem aproveitada por todas as partes.
“Conseguimos reunir um público que estava ávido por voltar a participar de eventos e que tem muito interesse no projeto em si”, conta Saldanha. “Além disso, muitos dos jovens que participaram do Seminário ingressaram no nosso grupo de jovens tuneleiros, o CBT Young Members, no mesmo dia”, comemora.
Victor Lima, vice-presidente do CBT Young Members, reforça a importância da presença dos jovens em eventos como o Seminário. “A participação dos Young Members foi muito proveitosa em diversos sentido”, conta. “O Seminário foi palco de muitas oportunidades de desenvolvimento profissional, por meio das palestras e da visita técnica, e também pessoal, durante os momentos de interação social promovidos pelos patrocinadores do evento”.
Outro importante feedback foi dado pela Aterpa, construtora responsável pelo Contorno Viário. De acordo com Saldanha, diretores e gerentes de produção da empresa que estiveram presentes no evento elogiaram a organização e a qualidade das discussões. “Eles ficaram muito satisfeitos com o formato do evento. Já esperavam um encontro muito bom, mas foram surpreendidos com o alto nível foi o Seminário”, afirmou.
Foi notável, ainda, a presença de nomes de relevância internacional no Seminário, como o suíço Han Admiraal, co-presidente do ITA Committee on Underground Space (ITACUS) e CEO da empresa Enprodes Management Consultancy, Marco Bettelini, da empresa Amberg Engineering e Grover Vargas, da STRATA Worldwide, que apresentou o workshop sobre tecnologias avançadas em câmaras de refúgio para túneis.
O evento também mereceu a cobertura da imprensa local. Além de Daniela Garroux e Eloi Palma Filho, também foi entrevistado o engenheiro Pedro França, diretor ad hoc do CBT e da CJC Engenharia e Projetos, empresa envolvida nos projetos dos túneis 1 e 4 da obra. Saiba mais aqui.
Para a presidente do CBT, o sucesso do evento se justifica pelo seu modelo – em que a programação é dedicada a um projeto específico de grande impacto regional ou nacional. “Planejamos esse evento com o objetivo de englobar toda as obras de túneis do Contorno, desde o início do projeto até depois de os túneis prontos”, explica Daniela Garroux.
A concepção do evento levou em consideração a possiblidade de abordar outros projetos de túneis, alterando-se apenas o modal, sustenta Eloi Palma Filho. “Podemos discutir outras obras de túneis em construção Brasil adentro, sejam metroviários, ferroviários e túneis em sistemas hidrelétricos, só para citar alguns exemplos”, afirma.
E o propósito do CBT é também organizar mais Seminários como este, de acordo com Garroux. “O que foi bastante interessante é que recebemos três sugestões de eventos futuros, nesse mesmo formato, vindas de profissionais envolvidos nessas obras”, adianta. “Estamos bastante entusiasmados em planejar os próximos Seminários”.
O intuito do Contorno de Florianópolis é desafogar o trânsito intenso presente no trecho principal da BR-101, que dá acesso à capital. Segundo apurou a imprensa local, será possível fazer a travessia pelo Contorno em cerca de 38 minutos, gerando aos motoristas um ganho médio de 1h22min no tempo de viagem em horário de pico.
O projeto prevê um corredor expresso de 50km de extensão com pista dupla, seis acessos por trevos, quatro túneis duplos, sete pontes e mais de 20 passagens em desnível. A obra vai cruzar quatro municípios catarinenses: Governador Celso Ramos, Biguaçu, São José e Palhoça.
A finalização das obras do Contorno Viário está prevista para dezembro de 2023.