O presidente do CBT, Jean Pierre Ciriades, foi entrevistado pela revista Grandes Construções, em sua 104ª edição, distribuída em outubro. A publicação é a mais importante do país voltada aos setores de infraestrutura, edificação, construção industrial e outras áreas importantes da engenharia. A entrevista de Jean Pierre Ciriades está na matéria “Investigações para obras complexas”.
O engenheiro compartilhou sua visão sobre as etapas evolutivas das investigações geológico-geotécnicas, a identificação de riscos de forma prévia e os fatores frequentes em incidentes.
Após dissertar sobre cada uma das etapas da escala evolutiva das investigações, Ciriades destaca: “A partir desses estudos iniciais e munidos de possibilidades de traçado, o geólogo e o engenheiro geotécnico irão prescrever uma série de investigações em profundidade a fim de avaliar a estratigrafia e a estrutura, obtendo amostras dos materiais que compõem o maciço”, o engenheiro lembra da importância das investigações para a prevenção de incidentes. “No entanto, os desafios são grandes. Ou seja, surpresas continuarão a existir”, complementa o especialista.
A matéria conta ainda com entrevistas com outros importantes profissionais da área, como Hugo Rocha, ex-presidente do CBT, André Assis, ex-presidente do CBT, da Associação Internacional de Túneis (ITA) e da Associação Brasileira de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica (ABMS), e Roberto Kochen, diretor do Departamento de Infraestrutura e Habitat do Instituto de Engenharia (IE) e presidente da GeoCompany.
Leia a matéria completa aqui.