No 27º aniversário do CBT, comemorado no dia 8 de novembro, o Comitê, o Núcleo São Paulo da ABMS e a Maccaferri realizaram a palestra “Soluções para Emboque de Túneis com Malhas de Proteção”. O evento reuniu mais de 50 pessoas no auditório do CBT em São Paulo. “Foram palestras de altíssima qualidade técnica e muito didáticas”, ressalta Werner Bilfinger, presidente do CBT. “Os palestrantes apresentaram de forma muito clara materiais e técnicas importantes e muito interessantes”.
Após uma breve abertura feita pelo presidente do CBT, o encontro começou com uma apresentação da Maccaferri. Paulo Ferretti, coordenador de Marketing da Maccaferri América Latina e secretário geral da diretoria do NRSP da ABMS, mostrou aos participantes a atuação da empresa no mundo e especialmente na América Latina. Fundada em 1879, na Itália, a Maccaferri está presente hoje em quase 100 países e conta com cerca de 3.000 funcionários. No Brasil, já são mais de 40 anos e seis unidades.
Em seguida, Andrea Pelizoni, coordenadora de Desenvolvimento de Mercado do Segmento Mac.Ro para Maccaferri do Brasil, abordou as malhas de proteção contra queda de blocos de rocha. Ela detalhou as características e as aplicações de produtos da linha Mac.Ro, como malhas metálicas, barreiras flexíveis e barreiras rígidas.
Andrea Pelizoni ainda mostrou aos presentes um software desenvolvido pela Maccaferri para auxílio no dimensionamento a aplicação das malhas – o Mac.Ro Studio. Com esse recurso, é possível calcular o fator de segurança da aplicação com a utilização dos materiais e quantidades especificadas pelo usuário, entre outras funções.
A última apresentação foi de responsabilidade de Felipe Augusto Pupo, coordenador nacional do Departamento de Construção Civil na Maccaferri do Brasil, que tratou das fibras metálicas e microfibras sintéticas utilizadas no revestimento primário e definitivo.
Parceria Maccaferri – CBT
A Maccaferri faz parte do quadro de associados CBT desde 2005. “Desde que eu entrei na Maccaferri, escuto os engenheiros mais experientes falando sobre a importância de sermos associados a entidades e associações como o CBT e ABMS”, conta Paulo Ferretti, que já está na empresa há 14 anos. “E a empresa, como associada, participa ativamente das atividades, priorizando a presença em eventos, por exemplo. Procuramos sempre estar junto com a associação, disseminando o conhecimento técnico e fomentando o mercado sempre com ações em conjunto, como foi o caso desta palestra”.
Para o Ferretti, essas ações são de grande importância para a empresa, uma vez que aproxima a Maccaferri de seu público e de entidades que têm muito a contribuir com a engenharia como um todo.
Os palestrantes
Paulo Ferretti é engenheiro civil, com especialização em geossintéticos, MBA em gestão de MKT e mestrando em Geotecnia. Começou na Maccaferri como estagiário e está na empresa há 14 anos. Neste tempo, passou pela área de comercial, técnica, projetos, suporte para consultores e agora é o responsável pelo marketing em toda a América Latina.
Andrea Pelizoni é venezuelana. Formou-se em engenharia civil em seu país natal e veio para o Brasil buscando especialização na área de Geotecnia. Fez mestrado na COPPE, onde estudou fluxo de detritos. Entrou na Maccaferri há quase três anos para atuar na área de rockfall – proteção de taludes contra queda de blocos. Pelizoni é responsável pelo desenvolvimento do mercado brasileiro em relação às soluções para rockfall no Brasil.
Felipe Augusto Pupo também é engenheiro civil. Coordenador do departamento de Construção Civil, está na Maccaferri há nove anos. Pupo é responsável pela coordenação da equipe de engenheiros de Construção Civil em todo Brasil.