ITA-CET organizou “Lunchtime Lecture Series” sobre “Questões de Sustentabilidade – o Futuro do Subterrâneo” com a participação do Prof. Dr. Tarcísio Celestino
No dia 10 de janeiro, juntamente com Antônia Cornaro, do ITACUS (ITA COMMITTEE ON UNDERGROUND SPACE) e Arnold Dix, presidente da ITA-AITES, Tarcísio Celestino apresentou e discutiu questões de sustentabilidade e o uso do subterrâneo. Tarcísio, ex-presidente da ITA-AITES e do CBT, mencionou como projetos de metrô contribuem para a diminuição de poluição atmosférica em grandes centros urbanos, tendo relevante influência na saúde da população. Também apresentou imagens de escorregamentos recentes ocorridos em rodovias no Brasil, onde uma solução com túneis no projeto poderia ter contribuído para a diminuição desse risco.
Arnold Dix divulgou a importância da Associação Internacional de Túneis e Espaços Subterrâneos (ITA-AITES) na tomada de decisões que envolvam túneis e soluções sustentáveis. “O mundo necessita do subterrâneo agora; seja a partir de uma perspectiva sustentável ou emergencial, devido as mudanças climáticas. Necessitamos de infraestrutura que se adapte sustentavelmente, seja para fornecimento de água, esgoto, transporte, energia, produção de alimentos, eficiência industrial, habitação, ou depósito de resíduos (p. ex. nuclear)” afirma Dix, citando também os desafios que essas adaptações necessárias possam acarretar.
Cornaro, que já participou de um webinar no canal do CBT no YouTube (https://www.youtube.com/live/vqZjiLUu_6s?feature=share), apresentou diversas possibilidades de uso sustentável do subterrâneo, como, por exemplo, a produção de alimentos. Antônia explica que com as mudanças climáticas, com o aumento de temperatura e sua influência na produção de alimentos, a produção no subterrâneo, ou seja, em um ambiente controlado, é uma real possibilidade a ser considerada. Pesquisas sobre a produção de alimentos em espaços subterrâneos já estão ocorrendo na galeria de testes de Hagerbach, da Amberg Engineering (https://hagerbach.ch/).
Para aqueles que perderam a apresentação, a ITA-CET disponibiliza todas as séries de apresentações na página https://www.itacet.org/. Com o pagamento de uma pequena taxa, você pode assistir as palestras anteriores.