Um grupo de cerca de 15 jovens tuneleiros visitou, no dia 23 de junho, as obras da extensão da Linha 4 – Amarela do Metrô de São Paulo. Os jovens tiveram a oportunidade de conhecer, na prática, aspectos construtivos de túneis executados pela metodologia convencional – NATM.
Após uma breve explicação sobre os conceitos e técnicas utilizadas na construção dos túneis, o grupo foi a campo observar a prática dos conceitos apresentados. A visita incluiu uma breve passagem pelo trecho da futura estação, construída pelo método cut-and-cover (ou vala a céu aberto), com a utilização de paredes diafragma. Em seguida, os visitantes desceram através do poço de acesso até os túneis – principal e de acesso – ainda em construção.
“Pudemos observar em detalhes os sistemas de rebaixamento do lençol freático, de ventilação, de monitoramento, os tratamentos de teto e de frente, o revestimento em concreto projetado”, lembra Fernando Abreu, presidente do CBT Young Members que participou da visita técnica. “Para aqueles que puderam ir, foi uma ótima oportunidade. Se há quem diga que uma imagem vale mais que mil palavras, uma visita vale mais que mil imagens. Foi uma experiência única!”.
A visita faz parte do programa de visitas monitoradas oferecido pelo Metrô de São Paulo.