Com profundo pesar, o Comitê Brasileiro de Túneis e Espaços Subterrâneos comunica o falecimento do engenheiro Carlos Manoel Nieble, profissional que dedicou sua vida à engenharia de minas e ao desenvolvimento de importantes projetos de infraestrutura no Brasil e no exterior.
Formado em 1966 pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP), Carlos conquistou o título de mestre em Engenharia pela mesma instituição, em 1974, com a dissertação “Segurança nos desmontes com explosivos”.
Em sua trajetória profissional, Nieble teve papel de destaque na Associação Brasileira de Geologia de Engenharia (ABGE), presidindo a entidade entre 1974 e 1976. Além disso, sua carreira no Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), de 1967 a 1975, foi marcada por suas contribuições no campo da mecânica e dinâmica de rochas, onde alcançou a posição de pesquisador-chefe.
Autor de mais de 150 artigos técnicos, sendo 40 apresentados em congressos internacionais, Carlos Manoel Nieble também foi coautor do livro “Estabilidade de taludes naturais e de escavação”, em parceria com Guido Guidicini.
Sua dedicação e vasto legado no campo da engenharia serão sempre lembrados com respeito e admiração pelo Comitê Brasileiro de Túneis e Espaços Subterrâneos, que expressa sinceras condolências aos seus familiares, amigos e colegas.
O velório será realizado nesta sexta-feira, 06/09, das 9h às 12h.
Local: Cerimonial Pacaembu
Av. Pacaembu, 1254 – SP