O Comitê Brasileiro de Túneis lamenta informar o falecimento de Carlos Henrique Medeiros, geotécnico especialista em barragens e uma das grandes referências nacionais da área. Medeiros faleceu em decorrência da covid-19 no dia 5/7. Era presidente da Comissão Técnica de Barragens da ABMS e vice-presidente para a América da ICOLD, a Comissão Internacional de Grandes Barragens. Também foi presidente do Comitê Brasileiro de Barragens (CBDB).
Como presidente do CBDB, Medeiros atuava para manter uma relação cordial e produtiva com o Comitê Brasileiro de Túneis, participando inclusive das edições do Tunnel Day de 2017 e 2018.
“Nossa relação com o CBDB se mantém nessas boas condições até hoje”, afirma o presidente do CBT, Eloi Palma Filho. “De fato, esta é uma grande perda para a nossa comunidade”.
Carlos Henrique Medeiros graduou-se em engenharia civil pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e conquistou o título de mestrado em geotecnia pela Universidade de São Paulo (USP). Mais tarde, obteve o título de doutor pela University Of Newcastle Upon Tyne. Foi também professor titular na Universidade Federal de Feira de Santana (UEFS), onde se aposentou.
As condolências do Comitê Brasileiro de Túneis vão aos familiares, amigos e colegas deste grande engenheiro.