No webinário de 11/3, a planejadora urbana Antonia Cornaro fez uma viagem ao passado das obras subterrâneas, destacando conclusões importantes para a atualidade.
Especialista em espaço subterrâneo da Amberg Engineering, Antonia Cornaro foi o destaque internacional do Webinário CBT, realizado no dia 11/3. O encontro abordou as “Perspectivas sobre o Espaço Subterrâneo: Passado, Presente e Futuro”. A geóloga Daniela Garroux, tesoureira do CBT, foi a mediadora da live, transmitida ao vivo pelo canal do Comitê no YouTube.
No mês das mulheres, todos os Webinários CBT serão ministrados por elas. A planejadora urbana Antonia Cornaro foi a primeira palestrante do mês. A co-presidente do Comitê do Espaço Subterrâneo – ITACUS, órgão ligado à ITA-AITES, fez uma viagem ao passado dos túneis. Antonia mostrou os túneis utilizados no mundo e onde eles eram mais comuns.
Ao iniciar a apresentação, Cornaro fez algumas abordagens históricas sobre o subterrâneo, o urbanismo, e a Yaodong – um tipo de arquitetura comum na China, em que casas eram construídas dentro de um pátio, escavadas em solo. Esses locais eram usados como refúgio para muitas pessoas, por conta da ventania forte na região. Uma característica importante é que eles são escavados verticalmente.
Durante sua exposição, Antonia levantou alguns casos de obras envolvendo o urbanismo subterrâneo. A planejadora urbana destacou a importância das escolhas conscientes e sustentáveis para tornar as cidades mais resilientes. “A urbanização de amanhã realmente requer um uso muito cuidadoso e otimizado do nosso espaço urbano. É um recurso que possui potencial para muitos usos”.
A especialista finalizou sua apresentação chamando a atenção para a relevância do diálogo entre planejadores, arquitetos e engenheiros e outras profissões associadas, a fim de responder a todos os requisitos da sociedade, incluindo as demandas ambientais, da indústria e do setor de transportes. E deixou uma conclamação aos participantes. “Grande parte desse futuro ainda está abaixo da superfície”, disse Cornaro. “Ajude-nos a desvendar o subterrâneo”.
Após a palestra, Daniela Garroux conduziu uma sessão de perguntas e respostas entre a convidada e os espectadores.
Assista à gravação do webinário:
(Imagem: Juliana Brito/iStock.com)