Ex-diretor do CBT, representou a empresa Herrenknecht AG na apresentação de tecnologia inovadora para a construção de poços verticais.
Peev atua na área comercial e no suporte pós-venda da Herrenknecht AG. A apresentação da tecnologia Vertical Shaft Sinking Machine (VSM) aconteceu no dia 15 de outubro, no Instituto de Engenharia, em São Paulo. O público participou ativamente da palestra com perguntas e comentários sobre a nova tecnologia.
Desenvolvida há mais de 10 anos para suprir uma demanda crescente da indústria de túneis, a VSM tem como principal benefício a construção de poços verticais quando não é possível o rebaixamento do lençol freático. “O rebaixamento do lençol freático pode trazer complicações graves, uma vez que o método causa recalque no solo da redondeza da obra. Ou seja, qualquer edificação nos arredores vai sofrer algum tipo de dano, como trincas. E, no pior dos casos, as construções podem até ruir”, explicou Peev.
Além de uma construção segura de poços verticais, “outra vantagem da VSM é a velocidade de escavação. Um poço de 80 metros de profundidade pode ser escavado em apenas um mês, que é um prazo bastante curto. Além disso, o equipamento não ocupa grande espaço para ser montado”, completou o palestrante.
Na ocasião, Peev citou diversas formas de aplicação da máquina, como na construção de poços de emboque e na chegada em obras de tunelamento, nos túneis de ventilação, nos poços de acesso para fins diversos e até em garagens subterrâneas.
“Essa tecnologia já foi usada em pelo menos 85 obras espalhadas pela Europa, Ásia, América do Norte e Oriente Médio. Todas as operações foram bem-sucedidas”, garante o engenheiro. “O objetivo agora é disseminar os benefícios dessa tecnologia para a América do Sul”.