A cidade de Atenas, na Grécia, será sede do principal evento da comunidade tuneleira internacional, o World Tunnel Congress (WTC), que acontece de 12 a 18 de maio de 2023. Com o tema “Expansão do subterrâneo”, o congresso irá discutir temas e desafios técnicos atuais e apresentar as novidades geradas pelas grandes empresas internacionais do setor. Assim como o anterior, esse WTC em Atenas também oferece o formato híbrido de participação.
Este ano, Hugo Rocha, ex-presidente do CBT, participará da sua décima edição do evento. “O WTC é ótimo para trocar experiências, encontrar colegas da profissão e conhecer todas as novidades do setor”, comenta. “Estou animado para ouvir sobre as novas obras na China e sobre o crescimento do BIM (Building Information Modeling) pelo mundo”.
A programação do WTC 2023 terá início com os cursos de treinamento da ITACET nos dias 12 e 13 de maio, além da visita técnica ao metrô de Atenas, programada para o dia 12. As principais atividades do congresso, o programa científico e a exposição técnica, vão ocorrer entre os dias 15 e 17 de maio.
Na programação, Rocha destaca a importância da participação nos Grupos de Trabalho que acontecem durante o evento. Ele é representante do Brasil no grupo de escavação mecanizada e pretende trazer aos tuneleiros brasileiros novos conhecimentos e ideias sobre o tema. Em outro momento, o geólogo apresentará ainda o projeto da Linha 16-Violeta do Metrô de São Paulo, que ficou entre os três finalistas de melhor projeto subterrâneo do mundo pela União Internacional de Ferrovias (UIC).
Viviana Braga, da Future Generation Joint Venture (FGJV), já participou do congresso duas vezes. Esta é a primeira vez que a engenheira publica um artigo no evento e espera poder trocar ainda mais conhecimento e experiência com outros profissionais, principalmente no “Working Group 14: Mechanized Tunnelling”, que é o foco do seu artigo.
Para a pesquisadora do IPT, Gisleine Coelho de Campos, que participa pela primeira vez do congresso, a expectativa é grande. “Espero me conectar com profissionais de todas as partes do mundo e encontrar os colegas que considero exemplos na profissão”. Além disso, Gisleine acredita que a experiência vivida no WTC proporcionará uma maior qualificação e o desenvolvimento de novas capacitações para a sua vida profissional.
A comitiva brasileira terá uma participação expressiva no evento, com representantes de diversas empresas e entidades. Confira os nomes:
Para saber mais sobre o evento, acesse: https://wtc2023.gr/
Caso não esteja ainda na comitiva brasileira e queira participar, entre em contato através do e-mail: presidente@tuneis.org.br