Para dar continuidade às atividades, o CBT Young Members deu início aos eventos online – CBTYM Talks.
Para dar continuidade às atividades, mesmo diante das restrições impostas pela pandemia do Covid-19, o CBT Young Members deu início aos eventos online – CBTYM Talks. O primeiro encontro virtual dos jovens tuneleiros aconteceu no dia 1° de abril e contou com a presença da diretoria atual – Fernando Abreu, presidente, e Alex Nowak La Flor, vice-presidente – e dos fundadores do grupo – Marlísio Cecílio Jr., primeiro presidente, e Eloi Angelo Palma Filho, primeiro vice-presidente.
Num bate-papo descontraído, o evento começou contando a história do CBT Young Members, desde a criação do grupo, em 2015, até os primeiros eventos realizados. Marlísio e Eloi, principalmente, relataram as memórias de cada encontro e as marcas que cada um deixou, lembrando dos profissionais – jovens e seniores – que participaram de cada um deles. “Relembrar a história do grupo, pra mim, foi uma forma de enaltecer a importância de tantas pessoas que nos ajudaram desde o início”, afirmou Marlísio.
Os fundadores do CBTYM destacaram a importância do trabalho realizado por Fernando Abreu e Alex Nowak La Flor, que deram continuidade e aprimoramento às atividades do grupo. “Vocês lançaram mão, já há algum tempo, de recursos digitais para dar mais visibilidade aos encontros do Young Members”, ressaltou o ex-presidente. “É disso que a comunidade tuneleira precisa, que os eventos tenham cada vez mais alcance. Fico muito feliz com o rumo que vocês estão dando para o grupo de cujo início participamos lá atrás”.
Um dos destaques do primeiro CBTYM Talk foi a interação com o público. “Pudemos destacar alguns comentários ao vivo e falar sobre eles”, lembra Alex. “Essa proximidade com o público foi muito bacana”.
Prêmio Prof. Figueiredo Ferraz
Além dos encontros e discussões, um dos grandes destaques para os jovens no CBT é o Prêmio Prof. Figueiredo Ferraz, que destaca o melhor trabalho de graduação relacionado às obras subterrâneas. Durante o CBTYM Talks, Eloi Palma falou sobre a importância da ação do grupo de jovens tuneleiros – e do CBT de forma geral – para que o Prêmio seja cada vez mais conhecido e, assim, desperte cada vez mais o interesse dos jovens pelas obras subterrâneas.
O CBT Young Members
Durante o evento, o grupo apresentou ainda o número de inscritos no CBTYM, que já ultrapassa 500. A divisão geográfica dos inscritos, no entanto, é um dos pontos que merece a atenção da atual Diretoria. A maioria está concentrada nas regiões Sul e Sudeste. “Um dos nossos objetivos é expandir o grupo e chegar com mais força a todas as regiões do país”, ressalta Alex Nowak. “Acreditamos que os eventos online são uma importante ferramenta para isso”.
Próximos CBTYM Talk
A partir de agora, a cada semana, o grupo de jovens tuneleiros do CBT vai organizar um encontro online. “Este já é, sem dúvida, um novo e importante formato de evento para o CBT e para CBTYM”, destaca Eloi. “É uma nova modalidade de disseminação do conhecimento, que é o principal objetivo do CBT”.
No dia 8/4, a conversa será com Thiago Perez Pereira, às 18h, nas redes sociais do CBTYM. Saiba mais detalhes aqui.
Para o presidente do grupo, essa é uma modalidade de evento que deve permanecer mesmo depois que a vida voltar à normalidade. “Este foi um teste e vimos que deu certo. A expectativa agora é que tenhamos cada vez mais participação da comunidade”, destaca. “Além disso, agradeço a participação dos fundadores do CBTYM. Foi muito bacana ouvir as histórias deles. E parabenizo o Alex, que fez tudo isso acontecer!”.
Marlísio Cecílio Jr. espera participar mais vezes de eventos como este. “Quero poder estar presente e contribuir ao máximo com o CBT, ainda que a distância”, afirma o ex-presidente, que hoje vive na Austrália.
O evento foi transmitido ao vivo pelas redes sociais do CBT-YM e a gravação está disponível em https://www.youtube.com/watch?v=DaziO0BG3pw
Imagem: juststock/iStock.com