O CBT reúne profissionais, acadêmicos e empresas ligadas à indústria de túneis no Brasil e acredita que é preciso existir uma ação coordenada entre universidades, órgãos governamentais e empresas privadas para o avanço da pesquisa aplicada e a busca por soluções de problemas enfrentados no dia a dia das obras de túneis.
Para unir esses agentes e cumprir seu papel de disseminador de conhecimento, o Comitê Brasileiro de Túneis anuncia uma série de reportagens que busca um olhar da academia para a indústria tuneleira. Por meio de entrevistas com acadêmicos de renome, a série Túneis e Estruturas Subterrâneas – o pensamento e a pesquisa das universidades brasileiras leva ao profissional as principais linhas de estudo das universidades, as inovações ao redor do mundo e as tendências para o futuro da indústria de túneis.
“Ouvir a academia é extremamente importante porque ali estão sendo estudadas as inovações que ainda não chegaram à indústria”, afirma Werner Bilfinger, presidente do CBT. “Os acadêmicos têm uma visão diferente da indústria. E essa diferença é muito enriquecedora!”.
Acompanhe a série Túneis e Estruturas Subterrâneas – o pensamento e a pesquisa das universidades brasileiras! Veja aqui a primeira reportagem da série. Com o engenheiro André Assis falando sobre as linhas de pesquisa na Universidade de Brasília, onde é professor titular, e das inovações no mundo dos túneis.