(Imagem:Divulgação/Sabesp)
O novo túnel deve levar o esgoto de 2 milhões de pessoas até a estação de tratamento de Barueri, para onde hoje é levado. A diferença em relação à situação atual será o caminho feito pelos dejetos, que atualmente utilizam os canos instalados ao longo do rio Tamanduateí e os antigos túneis na avenida Marquês de São Vicente. As escavações têm avançado de 60 cm a 100 cm por dia. Os poços de serviço, por sua vez, são escavados em lances de 1 metro.
De acordo com informações fornecidas pela Sabesp, não foi considerado o uso de Slurry TBM (Tunnel Boring Machine) ou de EPB (Earth Pressure Balanced) TBM devido ao alto custo do equipamento. O equipamento que está sendo utilizado é uma MTBM (Microtunneling Boring Machine), microtuneladora para cravação de tubos, adequada às condições geológicas esperadas e com um diâmetro de 1800 milímetros.
O concreto aplicado à construção é o concreto projetado, que é mais utilizado em obras subterrâneas por sua facilidade e praticidade. Como, no caso, a superfície é semiúmida, a aderência do concreto projetado é maior e as condições para seu uso são mais adequadas.
Como solução para contenção, os túneis foram construídos em tal profundidade de modo a se distanciarem das aluviões, diferentemente dos poços de serviço onde isso não ocorre. Assim, ainda segundo informações da Sabesp, foram previstos condicionamentos de solo através de estacas-raiz justapostas que permitiram escavar e revestir os poços de solo com baixa capacidade de suporte, com segurança.
O Projeto Tietê, do qual o túnel faz parte, recebeu investimentos do governo do Estado de São Paulo, e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), além da própria Sabesp. Segundo dados divulgados pela Sabesp, foram investidos, desde 1992, US$ 2,7 bilhões, em obras de saneamento básico na Grande São Paulo, aumentando a coleta de esgoto de 70% para 87% e o tratamento de 24% para 68%.
Considerando o objetivo final do Projeto – a despoluição do rio Tietê -, existem grandes resultados na redução da mancha de poluição no rio. Quando o projeto Tietê teve início em 1992, a mancha tinha 530 quilômetros de extensão, número que caiu hoje para 122 quilômetros, segundo dados da ONG SOS Mata Atlântica.
Estima-se que a construção do túnel ITi-7 do Projeto seja finalizada até 2020.
Para mais informações sobre o túnel ITi-7 acesse aqui.