Os eventos aconteceram em São Paulo entre os dias 3 e 6 de abril e contaram com a presença de aproximadamente 500 pessoas. A matéria publicada pela revista aborda um pouco sobre o que aconteceu no 4º CBT.
O evento contou com palestras, mesa redonda, estudo de casos, experiências internacionais e homenagens. Assuntos como geologia de engenharia aplicada a túneis, métodos construtivos de poços, concreto projetado, condicionamento de maciços, túneis em solo, estimativa de parâmetros operacionais para tuneladoras e impermeabilização de túneis foram alguns dos temas que fizeram parte da programação do evento.
CBT
A revista ainda deu destaque ao lançamento da 1ª edição do Prêmio Professor Figueiredo Ferraz, promovido pelo CBT, que tem o objetivo de reconhecer o melhor trabalho de graduação. Podem concorrer Trabalhos de Conclusão de Curso ou Trabalhos de Iniciação Científica, principalmente na área de projeto e construção, operação, manutenção e reforço de túneis, obras subterrâneas e planejamento do espaço subterrâneo. Saiba mais aqui.
Na matéria escrita pela jornalista Dellana Wolney, a homenagem do CBT ao engenheiro e gerente-técnico da empresa Novatecna, Akira Koshima, também foi citada. A homenagem a Akira foi uma forma de agradecer a contribuição do engenheiro para a comunidade tuneleira tanto no meio técnico como em prol do bem comum. O homenageado já foi presidente e integrante da diretoria do CBT em outras oportunidades.
Ainda no evento o CBT homenageou a empresa Toniolo Busnello S/A, reconhecendo as importantes ações da empresa em obras subterrâneas, que investe em tecnologias de ponta.
Confira a matéria completa clicando aqui.